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Diretoria de Ensino Região de Franca


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III COLÓQUIO DE HUMANIDADES DA

DIRETORIA DE ENSINO DE FRANCA

"Desafios e perspectivas no ensino de Ciências Humanas"

 

Ficha de Inscrição III Colóquio 2015.doc

2ª Circular III Colóquio 05-05.doc

 

 

Data de realização: 20 de agosto de 2015

 

 

Apresentação

 

            O caráter interdisciplinar das Ciências Humanas corrobora para a necessidade de se utilizar o seu acervo de conhecimentos para auxiliar os indivíduos a compreenderem as questões que os afetam, bem como tomar decisões neste início de século.

A Geografia é uma ciência humana engajada e atuante num mundo cada vez mais dominado pela globalização dos mercados, pelas mudanças nas relações de trabalho e pela urgência das questões socioambientais e culturais. Nesse sentido, cabe ao ensino de Geografia desenvolver linguagens e princípios que permitam ao aluno ler e compreender o espaço geográfico contemporâneo, e seus fenômenos, como uma totalidade articulada, e não apenas memorizar fatos e conceitos desarticulados. Deve-se priorizar a compreensão do espaço geográfico como manifestação territorial da atividade social – territorialidades-, em todas as suas dimensões e contradições, sejam elas econômicas, políticas, culturais e/ou socioambientais.

Em História, um de seus principais compromissos é a constante reelaboração estética do mundo social, movendo-se sempre na contramão do esquecimento. Assim, essa disciplina deve funcionar como um instrumento capaz de levar o aluno a perceber-se como parte de um meio historicamente construído, partindo das relações mais imediatas para a compreensão das determinações sociais, temporais e espaciais presentes na sociedade.

            A Sociologia deve oferecer ao aluno informações próprias do campo das ciências, resultados das pesquisas mais diversas, que acabam modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, do diferente, de outra cultura. Traz também modos de pensar ou a reconstrução e desconstrução de modos de pensar. É possível, ao observar as teorias sociológicas, compreender os elementos da argumentação lógicos e empíricos que justificam um modo de ser de uma sociedade, classe, grupo social e mesmo comunidade.

            À Filosofia cabe o papel de ampliar o significado e os objetivos sociais e culturais da educação, propondo reflexões que permitam compreender melhor as relações histórico-sociais. Cabe a ela inserir o educando no universo subjetivo das representações simbólicas e elevar a educação a um nível político-existencial, capaz de superar a mera transmissão e aquisição de conteúdos realizada de modo mecânico e inconsciente.

            Nesse contexto, a Filosofia, a Geografia, a História e a Sociologia devem levar os alunos a se posicionarem de forma autônoma e crítica frente ao mundo contemporâneo, contribuindo para uma formação crítica, ética, humanística e solidária.

            Deste modo, aos professores da área, devem ser oportunizados momentos para compartilhar experiências de práticas pedagógicas bem sucedidas de acordo com as expectativas de ensino e aprendizagem previstas no ensino regular e no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, além de uma fundamentação teórica sobre a historicidade local, a relação espaço-tempo, o sentimento de identidade individual e coletiva; o que repercute no desenvolvimento integral do indivíduo.

            Esses, entre outros motivos, justificam a proposta de um evento que reúna professores de ensino fundamental e médio desta Diretoria de Ensino, para debater, discutir e refletir sobre os desafios das Ciências Humanas no ambiente escolar.

 

Objetivos

 

  • Criar um espaço de formação continuada, por meio de palestras com especialistas em diferentes temas da área de Ciências Humanas.
  • Apresentar, discutir e refletir sobre a importância da ética, da responsabilidade e da consciência nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências Humanas no ambiente escolar, bem como também para a formação continuada dos docentes;
  • Proporcionar momentos de apresentação de trabalhos e reflexões sobre experiências didáticas bem sucedidas nas disciplinas de Filosofia, Geografia, História e Sociologia dos Ensinos Fundamental e Médio;
  • Socializar trabalhos acadêmicos desenvolvidos por professores atuantes na Rede Estadual de Ensino de Franca e Região;
  • Construir um espaço favorável ao estudo, ao aprimoramento didático e à formação contínua do docente.

     

    Temas

     
  1. Diversidade étnico-racial
  2. Educação ambiental
  3. Ensino e aprendizagem em Ciências Humanas
  4. Educação inclusiva
  5. Formação continuada
  6. Inovações metodológicas em sala de aula
  7. O currículo e suas possibilidades
  8. O uso de imagens em Ciências Humanas

 

Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs)

 

Esta atividade contempla o debate de trabalhos acadêmicos (pesquisa em andamento e concluídos) e práticas pedagógicas bem sucedidas (relatos de experiências), dentro da área de Ciências Humanas. Nela, tanto os participantes com trabalhos inscritos, como aqueles sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir, refletir e trocar experiências.

 

Normas para envio de resumos:

 

Os resumos dos trabalhos inscritos no III Colóquio de Humanidades da Diretoria de Ensino de Franca deverão ser nas modalidades de Relato de Experiências (REs) ou Trabalho Acadêmico (TA). Os resumos dos REs e TA deverão ser encaminhados ao endereço eletrônico: coloquiohumanidades@hotmail.com, obedecendo à seguinte estrutura: Título (o título deverá ser centralizado, em letra maiúscula e em negrito). Abaixo, alinhado à direita devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(s), endereço eletrônico, e unidade escolar com a qual mantém vínculo. O resumo dever conter a apresentação do trabalho, objetivos, metodologia e considerações finais. A fonte deve ser arial, tamanho 12, espaçamento simples, tamanho A4, margens 2,0cm inferior e superior, 3,0cm direita e esquerda, máximo de uma página, e no limite máximo de 450 palavras. O resumo deve vir acompanhado de três palavras-chave.

 

Normas para envio de trabalhos completos e relatos de experiências:

 

Após o aceite do resumo, o trabalho completo deve ser encaminhado ao mesmo endereço eletrônico, obedecendo à seguinte estrutura: Título (o título deverá ser centralizado, em letra maiúscula e em negrito). Abaixo, alinhado à direita devem constar o(s) nome(s) do(s) autor(s), endereço eletrônico, e unidade escolar com a qual mantém vínculo. O subtítulos - se houver - devem ser grafados em negrito, letra minúscula e seguida de um espaço. A fonte deve ser arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, tamanho A4, margens 2,0cm inferior e superior, 3,0cm direita e esquerda, no mínimo cinco e no máximo 15 páginas. Devem conter o resumo, introdução, objetivos, metodologia, desenvolvimento, considerações finais e referências, segundo as normas da ABNT. As figuras, mapas, quadros, tabelas, gráficos devem ser inseridos e citados no texto, com os devidos títulos e legendas.

 

Calendário

 

Divulgação do evento: maio a agosto de 2015.

 

Data de inscrição para apresentação de trabalhos e envio de resumos: até 19 de junho de 2015.

 

Envio dos trabalhos completos: 30 de julho de 2015.

 

Divulgação dos trabalhos por sala: no evento

 

O formulário de inscrições e os resumos devem ser encaminhados para o e-mail: coloquiohumanidades@hotmail.com

 

 Programação:

 

Período da Manhã

(Diretoria de Ensino)

08h – Credenciamento e café.

9h - Abertura - Dirigente Regional de Ensino.

9h15min - Apresentação cultural com alunos da Rede Estadual de Ensino.

9h30min – Palestra: "As possibilidades do uso da imagem na mobilização do pensamento". Profa. Dra. Ínia Franco de Novaes. ESEBA/UFU.

11h30min – Debate.

12h30min– 14hAlmoço.

Período da Tarde

(Diretoria de Ensino)

14h – Apresentação - Espaços de Diálogo e Práticas (EDPs).