SALA DE RECURSOS
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES PROFESSOR ESPECIALIZADO
Dentre outras atribuições específicas, o professor especializado na área de surdez/deficiência auditiva, da Sala de Recursos ou do Atendimento Itinerante, deverá:
– Elaborar o Plano de Atendimento Individual (PAI), para cada aluno que frequentar a Sala de Recursos de surdez/ deficiência auditiva;
– Orientar os professores da classe comum, durante as aulas, a acomodar o aluno na posição mais adequada da sala, para facilitar a visualização do professor, professor interlocutor e a lousa;
– Atender aos alunos nos aspectos da linguagem, estimulando a comunicação e dissipando as dificuldades impeditivas de aprendizagem pelos quais os alunos são encaminhados.
Para tanto, deverá trabalhar:
– O Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua (L1);
– O Ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua (L2);
– Produzir e adequar materiais didáticos e pedagógicos, de acordo com as necessidades do aluno, utilizando o apoio visual e em Libras, entre outros;
– Oferecer apoio pedagógico ao aluno contribuindo com o desenvolvimento de sua aprendizagem;
– Realizar avaliação individual e contínua por meio de relatório circunstanciado e ficha de observação periódica para compor o relatório bimestral dos alunos com surdez/deficiência auditiva, considerando as habilidades e competências que foram desenvolvidas na Sala de Recursos, durante o ano letivo;
– Orientar a equipe escolar quanto aos procedimentos e estratégias de ensino para apoio da inserção dos alunos com surdez/deficiência auditiva nas classes comuns;
– Oferecer apoio técnico pedagógico aos professores das classes comuns;
Fornecer orientações e prestar atendimento aos responsáveis pelos alunos bem como à comunidade escolar.
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES
NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
Professor da classe comum:
a) Caberá ao professor de sala comum, com auxilio do professor especializado, a elaboração do Plano de Adaptação (quando couber), com definição das estratégias a serem implementadas ao aluno com deficiência física, com vistas ao acesso ao currículo.
Professor especializado na área de deficiência física:
a) realizar a avaliação pedagógica inicial dos alunos com deficiência física, de acordo com o Anexo I desta Instrução;
b) elaborar o Plano de Atendimento Individual – PAI (Anexo II), para cada aluno que frequentar a Sala de Recursos de deficiência física;
c) identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades especificas;
d) ofertar o ensino de linguagens e códigos de comunicação e sinalização específicos;
e) orientar e promover o uso de tecnologias assistivas;
f) adequar e produzir materiais didático-pedagógicos.
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES
NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Além das atribuições previstas na Resolução SE 61/2014, o professor especializado na área de deficiência intelectual deverá:
– Realizar a avaliação pedagógica inicial dos alunos indicados para o atendimento especializado na área da deficiência intelectual, de acordo com o Anexo I desta instrução;
– Elaborar o Plano de Atendimento Individual – PAI (Anexo II), para cada aluno que frequentar a Sala de Recursos para deficiência intelectual;
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES NA ÁREA DE DEFICIÊNCIA VISUAL
Dentre outras atribuições, o professor especializado na área de deficiência visual deverá:
Atribuições específicas diretas:
– Elaborar o Plano de Atendimento Individual – PAI (Anexo III), para cada aluno que frequentar a Sala de Recursos de deficiência visual;
– Favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas);
– Trabalhar com as atividades de vida autônoma;
– Orientar a locomoção independente no ambiente escolar;
– Orientar quanto à escrita cursiva para o aluno cego;
– Ensinar leitura e escrita Braille;
– Ensinar a digitação padronizada;
– Promover situações que favoreçam o ajustamento pessoal e social;
– Trabalhar com os equipamentos específicos e com os programas específicos de informática;
– Desenvolver um programa de treinamento para a visão subnormal/baixa visão;
– Ensinar as técnicas do soroban adaptado.
Atribuições específicas indiretas:
– Preparo de material Braille;
– Adaptação de material em relevo;
– Ampliação de textos e provas;
– Transcrições de textos e provas para o Braille;
– Transcrição de Braille para tinta;
– Gravação em MP3;
– Utilização do Mecdaisy ou qualquer outro recurso tecnológico.
ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DOS PROFESSORES NA ÁREA DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ( TEA )
Além das atribuições previstas na Resolução SE 61/2014, o professor especializado na área de Transtorno do Espectro Autista (TEA) deverá:
– Realizar a avaliação inicial dos alunos com Transtorno do Espectro Autista de acordo com o Anexo I desta Instrução;
– Elaborar o Plano de Atendimento Individual – PAI (Anexo II) para cada aluno que frequentar a Sala de Recursos para Transtorno do Espectro Autista;
– Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas;
– Adequar e produzir materiais didático-pedagógicos;
– Desenvolver atividade de vida autônoma.