ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DO PROFESSOR INTERLOCUTOR
Além do contido na Resolução SE 38/2009, o Professor Interlocutor deverá:
– Fazer a interpretação para os alunos surdos/deficientes auditivos em grupos de até 4 alunos por sala.
– Conhecer e organizar antecipadamente os conteúdos, as palavras e os apoios visuais das aulas.
– Apresentar todo o conteúdo em LIBRAS, com o apoio de recursos visuais e/ou tecnológicos.
– Posicionar-se em frente ao(s) aluno(s).
– Interpretar também a interação dos colegas com o professor e outros eventos em que a unidade escolar participe;.
– Interpretar a avaliação em LIBRAS, zelando pela coerência entre os conceitos e o objetivo estabelecido.
– Realizar adaptações de acesso ao currículo antecipadamente, juntamente com o professor da classe/aula comum, bem como trabalhar na complementação dos conceitos.
– Solicitar ao professor da classe/comum a explicação do conceito por ele apresentado e não entendido pelo aluno sempre que este precisar, com surdez/deficiência auditiva e interpretar conforme comunicação por eles adquirida.
– Transmitir ao professor as dúvidas dos alunos com surdez/deficiência auditiva, garantindo assim a mediação entre eles.
CABE AO INTERLOCUTOR
– Ser imparcial, flexível e ter autonomia para selecionar as ideias pertinentes ao conteúdo fazendo com que o aluno surdo compreenda e jamais impor ou dar informações de sua autoria.
A Diretoria de Ensino de Franca trabalha com 90 Professores Interlocutores divididos nas 68 escolas.
INTERPRETE X INTERLOCUTOR
INTERPRETE: tradutor que, para desempenhar seu papel, necessita ser fluente em pelo menos duas línguas; a sua de origem e a que vai interpretar ou seja traduzir.
INTERLOCUTOR: é um professor passível e flexível que procura atender as necessidades de seu discente buscando a melhor estratégia para que ele compreenda o que o professor titular está abordando.
O que deve estar claro é que o aluno surdo, antes de ser surdo ele é um aluno matriculado numa escola e, portanto é responsabilidade de toda a escola.
Se o aluno está bem, é mérito de todos. Se ele não está aprendendo todos os profissionais devem se preocupar e pensar no desenvolvimento de estratégias para direcionar o trabalho.
Dirigente Regional de Ensino: Maria Luiza Franco Nery Machado
Supervisora responsável: Célia Maria Lopes Mendes
PCNP de Educação Especial: Maria Paulo Giolo Ewbank